A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, concedeu ao advogado Emerson Maia Damasceno o título de Embaixador da Acessibilidade da Justiça Eleitoral do Ceará. A outorga foi formalizada por portaria publicada no Diário da Justiça Eletrônico.
Emerson Damasceno é presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). Segundo o TRE-CE, o ato tem como finalidade incentivar a participação e a inclusão de pessoas com deficiência no processo eleitoral, com destaque para a atuação como mesárias e mesários, auxiliares e coordenadoras ou coordenadores de acessibilidade nos locais de votação.
Ao comentar a concessão do título, Damasceno afirmou: “Recebo com muita honra a outorga pelo egrégio Tribunal. Agradeço também à Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade, Diversidade e Inclusão (CPCADI) do TRE-CE, na pessoa da presidente, juíza Larissa Mayer, e também a todos os componentes da Comissão pela indicação”.
Reconhecimento compartilhado
Em seguida, destacou o caráter coletivo do reconhecimento. “Será uma alegria e um prazer não medir esforços a fim de apoiar e divulgar ações buscando mais inclusão e cidadania ativa a eleitores com deficiência. Compartilho a honraria com todas e todos que lutam conosco por mais inclusão e menos capacitismo, pois, quando uma ou um de nós chega a determinado espaço, nunca é uma conquista pessoal, mas sim fruto de uma histórica luta coletiva pelo direito das pessoas com deficiência”, disse.
De acordo com o TRE-CE, a iniciativa integra as ações voltadas à promoção da acessibilidade, da equidade, da diversidade e da inclusão no âmbito da Justiça Eleitoral cearense.